quarta-feira, 27 de março de 2013

Os dez filmes mais longos da história do cinema!

    Hoje na sessão "os 10 mais", o C&C traz pra você, leitor, uma relação dos longas mais longos da história do cinema. Entre os filmes abaixo, encontram-se não apenas os comerciais - Exibidos nas telonas pelo mundo afora - como também os experimentais - resultado de estudos e pesquisas - Então sem mais delongas, eu Lady Jéh apresento a vocês: os 10 filmes mais longos da história do cinema.

   O C&C adverte: Os filmes abaixo podem causar os seguintes efeitos colaterais...


Você começa assim...




Vai ficando assim...











   Daí termina assim! Totalmente sedentário, sem vida própria e irreconhecivelmente obeso! Mas afinal de contas, o que há de tão impressionante, não é mesmo? Tem gente que consegue isso sem sequer assistir a nenhum desses filmes.


     Em 10º lugar: "Tie Xi Qu: a Oeste dos Trilhos" - 2003 - Duração: 9 horas e 16 minutos

   O filme que foi dividido em três partes, o motivo é óbvio,mostra o retrato da decadência no distrito industrial de Tie Xi, que dá nome ao LONGA, o distrito encontra-se na província de Shenyang, China, que outrora foi cenário da economia socialista. O filme se passa entre os anos de 1999 e 2001.



       Em 9º  lugar: "Shoah - Holocausto" - 1985 - Duração: 9 horas e 26 minutos

    Criado por Claude Lanzmann, a gigantesca produção francesa trata-se de um documentário que apresenta diversas entrevistas realizadas com sobreviventes de campos de concentração, muitos dessas também realizadas com historiadores, testemunhas e até mesmo com oficiais nazistas e soldados alemães que estiveram envolvidos de maneira direta ou indireta com um dos momentos mais dráticos da história da humanidade: o holocausto. Detalhe: este filme não mostra nenhuma imagem de arquivo, ele conta unicamente com relatos. O que o torna bastante interessante do ponto de vista histórico. 



      Em 8º lugar: "Evolução de Uma Família Filipina" - 2004 - Duração: 9 horas e 53 minutos

    O filme trata da história do declínio e ressurgimento de um clã de agricultores pobres, tudo isso de maneira paralela a vários acontecimentos ocorridos nas Filipinas nos anos entre 1971 1987. Contudo, o diretor do filme Lav Diaz, não satisfeito com uma única mega produão ele também foi o respon sável por outros dois filmes que também têm em torno de 9 horas de duração: "Morte na Terra dos Encantos" e A Lenda da Princesa Lagarto.




    Em 7º lugar: "Como Yukong Moveu as Montanhas" - 1976 - Duração: 12 horas e 43 minutos

    A obra de Joris Ivens e Marceline Loridan Ivens trata-se de um estudo - LONGO - dos últimos dias da revolução cultural chinesa, documentados entre os anos de 1972 e 1974. O foco do filme é a vida de gente comum, mostrando os resquícios de uma cultura milenar. O filme acabou sendo dividido em 12 partes. Por será?


    Em 6º lugar: "Out 1, noli Me Tangere" (Não me Toque) - 1971 - Duração: 12 horas e 53 minutos

    O nosso sexto lugar ficou com a obra francesa de Jacques Rivette, que conta com grandes nomes como: Jean-Pierre Léaud e Michel Lonsdal. O filme mostra um panorama do pós-68 na França, concentrando-se na rotina de dois grupos de teatro, que ensaiam peças de Balzac, retratando todas as dificuldades encontradas pelos mesmos para conseguir financiamento para seus trabalhos. uma boa pedida par aos estudantes de artes cênicas. Os que já assistiram, ao menos alguns trechos podem ficar à vontade para expressar suas opiniões.



   Em 5º lugar: Resan - A jornada - 1987 - Duração: 14 horas e 33 minutos

   Esse é mais um dos documentários em nossa lista, o que - diga-se de passagem - torna bem mais fácil a tarefa de assistí-lo, já que possui um cunho mais informativo do que de entretenimento. O filme foi gravado entre 1983 e 1985 tendo diversos países com cenário. O tema? circunda entre armas nucleares, gastos militares e a rainha dos documentários: a pobreza. Após ser exibido em alguns festivais, o filme que conta com entrevistas com pessoas comuns, foi dividido em 19 partes.



   Em 4º lugar: "Berlin Alexanderplatz" - 1980 - Duração: 15 horas e 30 minutos

De Rainer Werner, o filme alemão foi exibido em diversas telonas inclusive no Brasil, mas posteriormente foi dividido e transformado em um seriado de televisão. Alguns dos atores do elenco são bastante conhecidos como Hanna Schygulla e Barbara Sukowa. Do que se trata? Bem , o filme é um retrato da Alemanha nos anos 20, mas quem nos leva a conhecer essa Alemanha? Um malandro chamado Günther lamprecht, que recém saído da prisão, após matar a namorada quando estava bêbado, nos mostra a Alemanha de 20. Detalhe sobre a obra: o filme foi tido por vários críticos como o melhor filme de Fassbinder.



   Em 3º lugar: "The Longest Most Meaningless Movie in the World" (O filme mais longo e mais sem sentido do mundo) - 1970 - Duração: 48 horas

    Esse filme, do qual infelizmente não conseguimos muitas informações, foi exibido em pouquíssimas salas de cinema da Inglaterra. O LONGA que usa cenas de arquivo, assim como o 2º lugar na nossa seleção, é um filme experimental que impressionou por sua duração e tanta criatividade desnexa.





    Em 2ºlugar: "The Cure for Insomnia" (A Cura para Insônia) - 1987 - Duração: 85 horas

   Assim como os anteriores, talvez você nunca tenha ouvido falar dele, então não posso criticá-lo se você não assistiu - um trecho, já que ver as 85 horas do filme é uma prova de fogo - Nós do C&C por exemplo, nos encontramos na mesma situação.
    Essa obra cinematográfica que conseguiu lugar no Guinness Book  foi escrita e dirigida por John Henry Timmis IV e é resultado de um estudo de que torna o título do filme um tanto, ou melhor, totalmente sugestivo. O programa experimental que originou o filme objetiva reprogramar o relógio biológico dos insones. A primeira exibição do LONGA na íntegra foi em 1987, no Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos. "Detalhe": a sessão começou em 31 de janeiro e só chegou ao fim em 3 de fevereiro! O mais intrigante, ou entediante, é que o filme não possui roteiro.




    Em 1º lugar:  "Cinématons" - Duração: 154 horas

    Esse é sem sombra de dúvidas o ganhador do prêmio "Insônia Nunca mais", que.... bem , que acaba de ser criado pelo C&C! Venhamos e convenhamos, um filme com aparentemente intermináveis 154 horas, ou se preferir 6 dias, de duração merece toda a nossa admiração. 
    O nosso ganhador foi intitulado "Cinématons", um LONGA experimental que levou mais de 30 anos - é isso mesmo - mais de 30 anos para ser gravado na íntegra. Agora você deve estar se perguntando: "quem foi o responsável por isso?" a resposta para sua pergunta é: Gérard Courant, que iniciou o quase interminável processo de filmagem em 7 de fevereiro de 1978. O filme é formado por uma série de curtos segmentos, que contam com a participação de milhares de pessoas diferentes, sem nenhum tipo de personagem, o que implica dizer as pessoas estavam sendo simplesmente elas mesmas. "Cinématons" foi exibido na íntegra apenas uma vez, no ano de 2009, em um festival na cidade francesa de Avignon.





A agora o saldo da postagem dos 10 mais de hoje: 

15 dias e 11 horas, 
371 horas e 14 minutos
e
22.274 minutos 

em filmes

Só de ver os números já dá pra sentir o sono chegando não é mesmo? Sendo assim, durma bem!!

Lady Jéh


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos sua crítica!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...