domingo, 24 de abril de 2011

Imaginarium. Gravações finalizadas.

   A bela e guerreira Anette Olzon escreveu que as canções do novo e esperado disco do Nightwish já foram encerradas, as informações são do site "The Escapist".
   A última vez que eu escrevi um diário de estúdio foi em 2007 depois de três semanas de gravação dos meus vocais, escondida nas florestas profundas da Finlândia. Ninguém conhecia meu nome como a nova vocalista do Nightwish. Hoje eu li isso pela primeira vez desde então, e bem, eu devo dizer que eu reconheci muito e ri ainda mais enquanto estava lendo aquilo.
As coisas eram naturalmente um pouco diferentes em 2007 comparando com hoje. Eu fui para o estúdio com uma posição de partida radicalmente diferente. Eu não sou mais um segredo, eu conheço as músicas muito bem e eu já gravei elas em uma sessão demo em Röskö. As músicas foram feitas para a minha voz e dessa vez eu posso cantar com muito mais confiança. Isso também fez meu tempo em estúdio ser muito menor do que da última vez e nós trabalhamos muito rápido e eficientemente, como um time de corrida – nós todos sabíamos nossas posições ;=)
Nós começamos na segunda-feira e eu peguei um táxi do hotel, sabendo que eu já havia visitado a Finnvox Studiios uma vez. Foi para uma sessão de audição para Dark Passion Play. O que eu não lembro é que aquilo foi em uma área industrial escondida entre muitos outros prédios cinzas. Esse famoso estúdio parece um pouco cinzento e não tão especial na primeira vez em que você chega perto, mas quando você entra e vê todas as gravações de ouro penduradas no corredor, as fotos de músicos famosos nas escadas, você sabe que esse é o lugar para coisas grandes e gravações grandes. É claro que Imaginarium precisa passar por esse pit stop, também!
Depois de abraçar e ter um pequeno resumo com Tuomas sobre coisas práticas com a turnê de Imaginarium e planos futuros, ele me levou para a "minha sala" e quando eu entrei, fiquei tão surpresa! A sala parecia com a minha pequena "Shangri-la". Muitas velas queimando, tapetes rosas e vermelhos e tecidos que faziam isso parecer confortável. Doces, chás, cafés, nozes, revistas de moda, uma poltrona confortável, um grande pôster emoldurado de nós todos, e muitas outras coisinhas que me fizeram sentir em casa. Teemu, nosso querido pyro tech estava lá para me fazer sentir bem-vinda e ficar com humor bom para cantar. Então, obrigada Teemu & os caras, meus dias na Finnvox ficaram ainda mais legais!
Nós escolhemos uma grande música para começar e ainda se minha costela me fazia sentir alguma dor, consegui cantar bem. Um pouquinho de cansaço dos dois dias de vôo, mas o dia todo fluiu bem e foi simplesmente um ótimo começo para mim.
Nosso objetivo era fazer uma música por dia, mas exatamente, nós fizemos algo como 1,5 por dia e terminamos em 8 dias. Nós começávamos as 10 e terminávamos por volta das 15 ou 16 todos os dias. Tivemos intervalos curtos, mas principalmente nós apenas trabalhamos e trabalhamos. Eu gosto de ser eficiente e quando eu começo a cantar eu entro no clima e então paro tirando um longo intervalo que apenas me faz perder o sentimento e a cadência. E Imaginarium tem muitos sentimentos diferentes, diferentes formas para interpretar as músicas. Tuomas, Tero e Mikko me guiaram para cantar ainda melhor e criaram aquelas coisinhas em cada música que as fazem "históricas" como Tero sempre diz, haha!
Toda vez que nós começávamos a gravar uma música, eu primeiramente sentava e escutava as músicas com orquestra, coral, solos e coisas que ainda não tinha ouvido, e eu devo dizer que eu tive calafrios todas às vezes. Para gravar a demo e ter o pacote completo com tudo incluso é uma emoção! E eu posso ouvir que Pip e Tuomas só ficam melhores, e melhoram usando orquestras, instrumentos e vozes diferentes.
Depois de ter escutado a música e as coisas novas, eu fui para o "meu estúdio", fiz alguns aquecimentos e então nós começamos as gravações. Nós dividimos em partes e principalmente, fizemos os versos primeiro. Eu cantei as partes de novo e de novo, por umas duas vezes até nós sentirmos que tínhamos aquilo. Então, eu dupliquei e tripliquei a coisa toda se nós quiséssemos uma música completa, como nós fizemos principalmente nas músicas mais rápidas. Então isso variou, nós fazíamos as harmonias para a parte específica diretamente ou nós continuávamos e gravamos as partes principais para cada música antes de fazer as harmonias. Isso também dependia do meu humor e o quão boa minha voz estava. Eu tive uma intoxicação alimentar em um dos dias e eu fiquei vomitando por 9 horas seguidas, afetando algumas partes da minha voz. Eu estava cansada e fraca, então no dia que eu senti minha voz não estava alta, macia e perfeita, nós não fizemos aquelas grandes harmonias até o dia seguinte.
Depois de 8 dias de gravações, todas as músicas estavam gravadas e todos nós deixamos algumas harmonias aqui e ali para arrumar e nós apenas pulamos de música em música e adicionamos o que Tuomas achava que estava faltando. Tuomas é ótimo para trabalhar e com ele é muito claro o que ele quer em cada música. Ele é tão devoto para o álbum, para deixar cada pedacinho perfeito e eu sei que ele não vai dormir bem ou descansar até que o álbum seja mixado e masterizado e colocando em algum lugar seguro. Quando eu terminei tudo, eu senti aquele sentimento de "vazio" que eu tenho quando completo alguma coisa. Um pouco triste porque eu me diverti muito e eu amo cantar no estúdio, esse álbum está sendo uma grande emoção para mim. Tantas músicas, todas elas muito diferentes e eu simplesmente amo esse desafio. Para obter mais da minha voz do que antes e para ser parte dessa grande música onde todos nós, todo músico que está participando, é a chave para fazer isso funcionar. Para fazer Imaginarium viver! E acreditem em mim – será um passeio do inferno para todos nós ;=)
Seguimos em frente! O próximo passo para mim é atuar no filme, mas vamos dar um passo de cada vez. Agora eu vou aproveitar o verão antes que tudo isso aconteça! Tudo de bom para todos!

Anette 
   Nada mais à comentar, Imaginarium grandioso mesmo antes de seu lançamento.
                                     Do nem tão humilde fã do Nightwish: Sir Wallker

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos sua crítica!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...